ODONTOLOGIA DIGITAL X CONVENCIONAL

– Qual a diferença entre Odontologia Digital e a Odontologia Convencional?

Dr. Carlos Cordeiro: “São muitas diferenças. Imagine fazer em um dia ou em alguns dias, um tratamento que levaria meses sendo feito pela forma tradicional. A precisão das restaurações feitas por meio de fresadoras e impressoras 3D é muito superior quando comparadas às restaurações feitas a partir de moldagens e modelos de gesso”.

– Então não existem moldagens no processo digital? Como isso funciona?

Dr. Carlos Cordeiro: “Não existem. Com uma microcâmera, a boca é escaneada, e não moldada. A partir daí, são desenhadas no computador as restaurações que serão fabricadas em uma unidade fresadora, que funciona como uma impressora 3D. O processo de fabricação do dente leva em média menos de 15 minutos”.

– Sensacional. O que mais existe de novidade na Odontologia Digital?

Dr. Carlos Cordeiro: “Em uma cirurgia de implante, por exemplo, que antes era preciso cortar a gengiva para instalação do implante, hoje fazemos sem cortes. Aqui na clínica contamos com o nosso próprio aparelho de tomografia computadorizada, onde a cirurgia é planejada virtualmente. Em seguida, é impresso um guia de instalação do implante que encaixado precisamente na boca do paciente, assim o implante é instalado seguindo o planejamento tomográfico. Apenas uma pequena perfuração de 2mm já é o suficiente para implantar um dente”.

– As lentes de contato e facetas de porcelanas também podem ser feitas digitalmente?

Dr. Carlos Cordeiro: “Quando são feitas digitalmente, apresentam resultados melhores e mais rápidos quando comparadas com a forma tradicional. Quando a boca é escaneada, é possível realizar cálculos precisos de forma e tamanho dos dentes usando um software específico de planejamento digital do sorriso. Além disso, como as lentes e facetas são fabricadas na própria clínica pelas impressoras 3D, um tratamento estético pode ser feito até mesmo no mesmo dia”.

– E sobre a anestesia sem agulha. Como funciona?

Dr. Carlos Cordeiro: “A tecnologia de anestesia sem agulha consiste em um aparelho que pulveriza o líquido anestésico para dentro da gengiva sem a necessidade injetar o anestésico com a agulha. Hoje já é possível substituir 90% das anestesias pela anestesia sem agulha. Um click, e já está anestesiado. É realmente fantástico”.

Marque agora mesmo a sua avaliação e descubra as melhores possibilidades de tratamento.